Prémios


O reconhecimento do trabalho e da ação desenvolvida pelo Museu do Douro, que tem merecido um excelente acolhimento pelo público visitante e pelos órgãos de comunicação social, e as várias distinções e prémios atribuídos ao longo destes últimos anos.
 

 

   
     
Prémio Portugal Cinco Estrelas Regiões 2024 - Categoria Museus
O Museu do Douro foi o vencedor da 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões - 2024 na categoria de Museus. O elevado nível de exigência e rigor da metodologia Cinco Estrelas destaca um grupo restrito de marcas que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores, contribuindo para a promoção das regiões onde estão inseridas. Foram também apurados os principais recursos patrimoniais preferidos dos portugueses.

Prémios APOM 2023
No dia 26 de maio de 2023, a APOM – Associação Portuguesa de Museologia promoveu mais uma edição dos Prémios APOM. Realizada no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro (Sintra), a Cerimónia contou com a presença de cerca 200 profissionais da área do Património, em representação de dezenas de instituições. A edição deste ano contou com cerca de 150 candidaturas, provenientes de todo o território nacional. O Museu do Douro foi agraciado com a Menção Honrosa atribuída ao catálogo Armanda Passos na Coleção Museu do Douro.

Prémios Nacionais APOM 2021
O Museu do Douro participou nos Prémios APOM 2021, cerimónia realizada no passado dia 29 de outubro de 2021 no Museu da Marinha, Lisboa. O MD foi agraciado com duas menções honrosas nas seguintes categorias: Categoria Intervenção em conservação e Restauro - o projeto Identificar para Conservar desenvolvido entre 2016 e 2020 pretendeu sensibilizar e fomentar a conservação ativa de bens culturais em risco na Região Demarcada do Douro. Ao longo destes quatro anos o projeto abrangeu 11 concelhos: Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de espada à cinta, Mirandela, Peso da Régua, Resende, São João da Pesqueira, Tabuaço, Torre de Moncorvo e Vila Flor, correspondendo a 11 objetos restaurados, um dos quais in situ. Categoria Informação turística - O Passaporte MuD foi pensado como um bilhete conjunto da Rede de Museus do Douro - MuD e oferece descontos a quem, ao visitar a Região, frequente os espaços da Rede. Esta publicação pretende tornar-se um instrumento que facilite a criação de percursos pela região, tendo em conta os equipamentos museológicos existentes. Foram 41 os museus e instituições com coleções museológicas que aderiram ao Passaporte.

Prémio Vintage Património IVDP 2020
O Museu do Douro, através do projeto “Identificar para Conservar”, recebeu no dia 9 de agosto de 2021, o prémio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) – Vintage Património, aquando do congresso “Douro memória com futuro". O projeto vencedor, denominado “Identificar para Conservar”, prende-se com o processo de conservação-restauro, tendo como objetivo final fomentar e preservar ativamente os bens patrimoniais. Assim, o “Identificar para Conservar”, iniciado em 2016, desenvolve-se juntamente com os municípios da Região Demarcada do Douro, que identificam e selecionam bens cuja conservação é prioritária, ficando a cargo do Museu do Douro a intervenção.

Prémios Nacionais APOM 2019 Categoria de “Aplicação de Gestão e Multimédia
O Museu do Douro foi distinguido, no passado dia 24 de maio de 2019, com um dos prémios nacionais, na categoria de "Aplicação de Gestão e Múltimédia" atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia. A aplicação submetida a concurso tem como objetivo de apresentar a sua exposição permanente e os espaços do edifício histórico, em que se encontra instalado, a um leque mais abrangente de públicos e de forma acessível e autónoma, o Museu do Douro desenvolveu uma aplicação multimédia para visita audioguiada em multi-idioma . O projeto envolveu uma equipa multidisciplinar, que incluiu as equipas do museu e da Realizasom, empresa responsável pelo desenvolvimento da solução tecnológica e pela produção dos conteúdos em formato acessível.

Best Portuguese Film no Capital Filmmakers Festival - Lisbon , 2019
O documentário “897KM from Douro” foi distinguido como melhor filme português no Capital Filmmakers Festival - Lisbon 2019.

Planet Film Festival, Barcelona, 2019
897Km de Douro de André C. Macedo, promovido pela Fundação Museu do Douro F.P, ganhou o prémio de melhor longa metragem no Planet Film Festival de Barcelona. Este documentário foi ainda agraciado com o prémio Miró Film Best Trailer.

ETNOVIDEOGRÁFICA 2019
O Festival Internacional de documentários video teve lugar no Teatro Principal de Zamora entre o dia 8 e 17 de novembro de 2019. O documentário 897, sons do Douro, promovido pela Fundação Museu do Douro F.P ganhou na categoria escolha do público.

Menção Honrosa, Prémios APOM 2018 Categoria de “Inovação e criatividade
A Fundação Museu do Douro F.P, foi distinguida, no passado dia 25 de maio de 2018, com a menção honrosa na categoria de "Inovação e Criatividade" atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia.

Prémio Portugal Cinco Estrelas 2018 - Categoria Museus
Museu do Douro distinguido com o Prémio Portugal Cinco Estrelas 2018, na categoria "Museus”. Portugal Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, bem como identifica o melhor que existe em cada um dos 20 distritos ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas e outros ícones de referência nacional. Esta distinção mede o grau de satisfação junto dos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação.

2018 - Prémio Douro Criativo com projeto 897 - da Foz até aos Picos de Urbión
O projeto “897 _ da Foz até aos Picos de Urbión” promovido pela Fundação Museu do Douro foi distinguido, no passado dia 25 de junho de 2018, na categoria de projetos realizados e ligados às Industrias Criativas, promovido pelo Douro Creative Hube. O Projeto DOURO CREATIVE HUB é promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e cofinanciado pelo Sistema de Apoio às Ações Coletivas para Territórios de Baixa Densidade – Promoção do Espírito Empresarial, no âmbito da operação NORTE2020, Portugal 2020

Best of Wine Tourism 2017 - Categoria de Arte e Cultura
Prémio internacional Best of Wine Tourism 2017 - Great Wine Capitals, concedido pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals Global Network.

Certificado de Excelência TripAdvisor 2016
Prémio concedido ao Museu do Douro com base na pontuação atribuída pelos visitantes no TripAdvisor.

Prémios Nacionais APOM 2015 Categoria de “Melhor Serviço de Extensão Cultural/Serviços Educativos”
A Fundação Museu do Douro Museu foi no dia 29 de maio distinguida, com um dos Prémio Nacionais APOM – 2015, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Melhor Serviço de Extensão Cultural/Serviços Educativos”. A cerimónia de entrega dos galardões, decorreu na Sala do Senado da Assembleia da República e inseriu-se nas comemorações do 50.º aniversário da Associação Portuguesa de Museologia.

Global Best of Wine Tourism 2015 - Categoria de “Melhor Experiência em Arte e Cultura”
Prémio internacional Best of Wine Tourism 2015 - Great Wine Capitals, concedido pela Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals Global Network.

Certificado de Excelência TripAdvisor 2014
Prémio concedido ao Museu do Douro com base na pontuação atribuída pelos visitantes no TripAdvisor.

Prémio Museu Europeu do Ano 2011 Menção Especial do EMYA
A Menção Especial que sublinha a qualidade e o vasto âmbito de programas que contribuem para um maior conhecimento e orgulho da identidade cultural da Região do Douro.

Menção Honrosa nos Prémios Nacionais APOM 2008
Menção Honrosa na categoria de Melhor Site.

Menção Honrosa nos Prémios de Turismo de Portugal 2009 "Espaço Museológico de Referência"
Este prémio distinguiu a excelência do Museu do Douro como um espaço museológico diferenciado, não só pelas abordagens temáticas inovadoras, mas também pela apresentação de conteúdos expositivos com recurso a renovadas linguagens.