O funcionamento dos serviços do Museu do Douro é, para além do Regulamento Interno, orientado pelo Programa Museológico e pelo Plano de Segurança. Regulamentação mais específica foi ainda criada para normalizar procedimentos do Serviço de Museologia: o Manual de Gestão de Coleções referente aos procedimentos de gestão da coleção e do arquivo; o Manual de Conservação Preventiva, referente aos procedimentos de preservação e conservação.
Para além dos documentos de gestão interna do Museu é seguida a legislação portuguesa e os procedimentos museológicos normalizados internacionalmente. Nomeadamente a Lei-quadro dos Museus Portugueses, o Código Deontológico do ICOM, o Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico, as Bases da Política e do Regime de Proteção e Valorização do Património Cultural e o Código de Ética para os Profissionais de Informação em Portugal.
De forma a manter-se atualizado e em harmonia com a missão do Museu do Douro estes documento são revistos a cada cinco anos, e sempre que for necessário, sendo homologados pela Administração do Museu do Douro.
Regulamento Interno
Manual de Gestão de Coleções
Manual de Conservação Preventiva