Rede de Museus do Douro


A Rede de Museus do Douro - MuD é uma plataforma de encontro e diálogo entre as diferentes instituições museológicas, para-museológicas e de âmbito cultural, públicas e privadas, a operar na Região Demarcada do Douro. Tem por missão aliar diferentes estruturas museológicas num projeto cultural comum, abrindo novas hipóteses de entendimento e valorização da comunidade duriense, assumindo um papel ativo no desenvolvimento do eixo Douro.

Os objetivos desta estrutura são, entre outros, criar as condições adequadas para dar voz à diversidade cultural da Região e às experiências culturais, aproximando a oferta cultural das populações, dentro e fora da Região, nomeadamente com uma divulgação sistemática das atividades dos seus membros através de uma rede de informação digital. Tem ainda uma forte componente de entreajuda técnica entre os membros de modo a que possam desenvolver coerentemente as diferentes funções museológicas.

Podem ser membros da MuD todas as entidades públicas ou privadas, localizadas no eixo do Douro, com coleções materiais ou imateriais, relevantes para o conhecimento da Região, publicamente acessíveis.

A orgânica da Rede é baseada na igualdade e cooperação entre todos os membros.

Nesta primeira fase serão considerados como membros as entidades classificadas como museu ou coleção visitável, pretendendo-se que, no futuro, as tutelas aderentes possam incluir estruturas patrimoniais relevantes, como caminhos, rotas, paisagens, miradouros, entre outros, tendo como intuito a preservação e divulgação do património cultural do eixo Douro.

A adesão à MuD é voluntária e gratuita, sendo a proposta sujeita à aprovação dos restantes membros.