Dias e horários das visitas:
19, 20, 21 e 22 de junho – 11:00 e 12:00
Morada: Rua Marquês de Pombal, s/n, 5050-282 Peso da Régua
Título da visita: Conservar e restaurar em segurança
Descrição da visita: Visita acompanhada ao laboratório de conservação e restauro do Museu, em que serão dados exemplos práticos de intervenção em diferentes tipos de obras de arte. Nesta conversa pretende-se sensibilizar para as boas práticas em conservação e restauro.
Contactos para marcações: enviar mail para geral@museudodouro.pt
Tel. 254 310 190
Percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
Âmbito
Esta ação de formação tem por objectivos a divulgação da História da Fotografia com os seguintes temas principais:
• Principais etapas da criação e evolução dos processos fotográficos, desde a necessidade social ao desenvolvimento dos meios físicos e químicos que a caracterizam;
• A Fotografia como Arte independente e a sua relação com as outras formas de arte;
• Avaliação do impacto do seu aparecimento na História de Arte e na metodologia científica em geral;
• Fotografia como fonte de investigação histórica;
• História da Fotografia em Portugal;
• História da Fotografia como meio comparativo e científico de exame de espécies artísticas, arqueológicas, de artefactos, livros e documentos.
Destinatários
Técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, historiadores, arqueólogos, investigadores e estudiosos, publico interessado.
Local: Webinar
Duração: Webinar via plataforma zoom
Horário: 10:30 | 12:30
Sessão 10
24 de novembro de 2021 | 10:30-12:30
História dos processos fotográficos | A maravilhosa aventura de 183 anos de investigação:
- Diversas etapas e principais derivados;
-.Sua evolução técnica e variação das possibilidades artísticas e científicas;
- Ganhos e perdas da atual prática social e do uso tecnológico pelas várias ciências;
- Sugestões para temas futuros.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Link para inscrição:
https://us06web.zoom.us/webinar/register/8316359504655/WN_bAfD0CR8QyC4wm3a-Lzkrw
Sessão
2 de março de 2020
1.ª parte
A Europa do século XVIII; revoluções burguesas: inglesa, francesa e americana; novas sociedades, novas necessidades; as viagens do século XIX; o retrato individual nas sociedades burguesas do início do século XIX; a miniatura; os fundamentos materiais para a descoberta da Fotografia; primeiras tentativas: Wedgwood e a “Lunar Society”; Nicéphore Nièpce e o primeiro processo fotográfico: a Heliografia; Janeiro de 1826.
2ª parte
1829 e uma sociedade de investigação: Nièpce e Louis Jacques Mandé Daguerre; 1831 a 1835, a solidão de Daguerre e a herança de Nièpce; descoberta da revelação (com vapores de mercúrio) da imagem capturada em cristais de iodeto de prata; daguerreótipo e as primeiras tentativas de divulgação do processo; Arago e a sua histórica intervenção; “daguerreótipo” ou o primeiro processo fotográfico a ser divulgado e universalmente utilizado: 19 de Agosto de 1839; impacto da descoberta e da sua imediata divulgação entre artistas das diversas artes tradicionais; primeiras tarefas atribuídas ao novo processo.
Realizado presencialmente na sede do Museu do Douro em Peso da Régua.
Sessão 1
18 de dezembro de 2020
1.ª parte
William Fox Talbot e um novo caminho para a Fotografia: a reprodutibilidade do processo negativo/positivo com suporte em papel; 1835, ano de desenvolvimento da busca do processo fotográfico; o Lago Como e as férias de um nobre inglês; 1841, e a publicação e patente do processo de calotipo; o padrinho da “Photography”, John William Herschel; utilizações preferenciais dos processos de calotipo e de daguerreótipo; divulgação mundial do processo fotográfico;
2.ª parte
Os pioneiros 1841 – 1851; Fox Talbot, Charles Nègres, Hill e Adamson; Frederick William Flower;
Webinar realizado via via zoom.
Sessão 2
29 de janeiro de 2021
A Fotografia pré industrializada, processos de impressão e sua identificação; albumina e colódio; Frederick Scott Archer; Suporte de vidro e processo do colódio húmido; identificação de negativos e positivos deste processo; Fotografia como forma de Arte: nascimento da arte e influência.
Webinar realizado via zoom, inscrição obrigatória.
Sessão 3
24 de fevereiro de 2021
O nu fotográfico na estética e na ética da sociedade burguesa, Nadar, Carjat, os irmãos Bisson e muitos outros;
Emerson e Stieglitz: a maturidade e a solução da fotografia como forma de arte;
Os irmãos Lumière e o início da industrialização.
Webinar realizado via zoom, inscrição obrigatória.
Sessão 4
24 de março de 2021 | 10:30-12:30
O tema é “A Fotografia Portuguesa do séc. XIX: memórias mal conhecidas, mal estudadas, testemunhos e fontes da nossa História pouco ou nada aproveitadas, caminho ignorado das nossas artes”.
- Frederic William Flower, C. Russel Gordon, Vicentes Fotógrafos, Carlos Relvas, Emílio Biel, Jorge Almeida Lima, entre outros.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Webinar realizado via zoom
Sessão 5
29 de abril de 2021 | 10:30 - 12:30
O tema da sessão é «A Fotografia Portuguesa do séc. XIX - 2ª parte»
Vamos continuar a viagem pelo Portugal do século XIX, acompanhados pelo Carlos Relvas, Emílio Biel e muitos outros. Andaremos de comboio, com as imagens preciosas dos nossos trisavós, das paisagens e dos monumentos do nosso Património Cultural, das ruas, casas e campos, que sendo os mesmos, já não são iguais.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Sessão 6
26 de maio de 2021 | 10:30 - 12:30
O tema da sessão é «A Fotografia Portuguesa do séc. XIX - 3ª parte: O caminho da industrialização, do cinema e da cor »
Continuamos a nossa viagem pela Fotografia Portuguesa do final do século séc. XIX ao início do século XX com Emílio Biel. Iremos entrar no processo de industrialização da fotografia, com o aparecimento do cinema, criado pelos irmãos Lumière.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Webinar realizado via zoom
Sessão 7
30 de junho de 2021 | 10:30-12:30
O tema da sessão é « De Stieglitz até Ansel Adams»
A Fotografia Americana até à II Guerra Mundial: vanguarda formal, testemunha social, denúncia e defesa do património natural, caminhos do novo retrato, meca nascente do novo cinema, precursora do cubismo, do abstracionismo e do surrealismo. A Fotografia, assumida como forma de Arte liderante.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Esta será a última sessão antes da pausa de Verão. A formação retoma a 29 de setembro de 2021.
Webinar com José Pessoa
SESSÃO-EXTRA
19 de AGOSTO 2021 | 10:30-12:30
No Dia Internacional da Fotografia, propomos uma questão “escaldante”: Quais as características de um “Fotógrafo Criador”?
Iremos promover o debate a partir de depoimentos de grandes criadores da Arte Fotográfica.
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Sessão 8
29 de setembro de 2021 | 10:30-12:30
Fotografia de Guerra - Testemunha e denúncia!
A fotografia de guerra constituiu a denúncia do pior flagelo que sofre a Humanidade. Desde os campos de batalha da Guerra Civil Americana (séc. XIX) , os sofrimentos silenciados nas trincheiras da I Guerra Mundial, os bombardeamentos aéreos estriados em Guernica e a ferocidade dos combates e sangue espanhol, que já anunciavam o que se seguiria, o Holocausto, o maior crime da História, a fotografia foi testemunha indispensável sem a qual dificilmente se poderia acreditar no que tinha acontecido.
Quem foram esses heróis e mártires que abraçaram a mais perigosa profissão? Fotógrafos do inimaginável, como morreram ou desistiram do seu dever?
O acesso à sessão carece de inscrição prévia, dado que o número de participantes é limitado.
As participações serão atribuídas seguindo a ordem de submissão das inscrições.
Sessão 9
29 de outubro de 2021 | 10:30-12:30
ANSEL ADAMS
Europa – América, 1920 - 1970, diálogo de grandes criadores na descoberta do planeta, da sociedade, das injustiças, do património cultural e natural, dos privilégios e das vítimas, da paz e da guerra, do milagre do retrato individual numa nova expressão psicológica.
O Museu do Douro, em parceria com o ICOMOS, assinala o Dia Internacional dos Museus com a apresentação pública da tradução portuguesa da Carta de Recomendações ICOMOS-IFLA sobre o património rural como património, aprovada na assembleia geral do ICOMOS a 15 de dezembro de 2017. Esta publicação foi apoiada por diferentes entidades, que também estarão presentes.
Para promover uma reflexão em torno da patrimonialização da paisagem em diferentes áreas, à apresentação do documento seguir-se-á uma mesa redonda que conta com a participação do vice-presidente da CCDRN, o diretor da DRCN, o presidente da CMPR, o representante do ICOMOS, o presidente da LADPM e o secretário-geral da AMPV. Aquilo que se pretende é que a partir deste documento, que é apenas orientador, se pensem questões significativas dos territórios rurais, obviamente com um enfoque mais particular no Douro, espaço sobre o qual se centra a missão do nosso Museu.
Museus | Arquivos | Bibliotecas | Arqueologia
Formador: José Pessoa
Técnico de fotografia e radiografia para a conservação de obras de arte
Esta ação de formação tem por objetivos a caracterização, compreensão e aplicação da fotografia documental de espécies e artefactos de todas as tipologias para inventário, conservação e estudo.
Ao longo das sessões serão abordados variados temas, no que diz respeito à observação e registo do estado físico da peça, das transformações e intervenções sofridas, bem como da informação visual obtida no espectro visível e invisível.
Numa fase final, a formação incidirá na caracterização e identificação dos suportes fotográficos existentes, bem como o seu dimensionamento e conservação.
Destinatários: Técnicos de museus, arquivos e bibliotecas, historiadores, arqueólogos, investigadores e estudiosos. Público interessado.
Local: Museu do Douro
Curso de 34 horas. Sessões de 4 horas (10:00-12:00 / 14:00-16:00)
Inscrição gratuita, mas obrigatória através de formulário eletrónico.
https://goo.gl/forms/Z2mviEqGQn1sUfvY2
1ª SESSÃO | 25 DE FEVEREIRO
História dos processos fotográficos e sua aplicação ao registo inventariante de obras de arte, ilustração e história de arte.
- Descoberta e divulgação dos processos fotográficos;
- Primeiras aplicações no inventário;
- História e experiência diferenciada em três museus: British Museum e South Kensington Museum (hoje Vitoria and Albert Museum), Museu Nacional de Arte Antiga - da implantação dos processos fotográficos e dos exames físicos.
2ª SESSÃO | 25 DE MARÇO
Preparação da documentação fotográfica de qualquer espécie, de qualquer tipo; objetivos a alcançar.
- Estado físico;
- Interpretação;
- Número de imagens indispensável;
- Garantia de prova de posse;
- Toda a informação visual;
- Exames necessários e possíveis no espectro invisível.
3ª SESSÃO | 29 DE ABRIL
Objetos móveis em estúdio (ou sala apropriada, quando possível).
- Escolha de fundos;
- Natureza da luz e sua ação física e química;
- Iluminação necessária, disponível;
- Inexistência de meios de iluminação as alternativas;
- Concepção de um espaço para documentação fotográfica.
4ª SESSÃO | 27 DE MAIO
Estudo prévio da documentação fotográfica, no que diz respeito a:
- Espécie;
- Conjunto;
- Sítio;
- Arquitetura;
- Outra tipologia à escolha dos participantes.
5ª SESSÃO | 30 DE SETEMBRO
Critérios de utilização de uma câmara fotográfica.
- Formato e tripé;
- Ângulo de captação;
- Variação dos critérios de pose;
- Lente;
- Fundos.
6ª SESSÃO | 28 DE OUTUBRO
Técnicas de iluminação para fins específicos
- Critérios gerais de iluminação (revisão) e suas exceções;
- Luz rasante;
- Luz atravessante;
- Luz espelhante.
7ª SESSÃO | 25 DE NOVEMBRO
Documentação do espectro invisível.
- Fluorescência do ultravioleta;
- Vapor de sódio;
- Infravermelho;
- Reflectografia do infravermelho;
- Raios X.
8ª SESSÃO | 9 DE DEZEMBRO
Guardar, organizar, utilizar.
- Armazenamento de imagens;
- Identificação de ficheiros;
- Indexação de informação.
https://goo.gl/forms/Z2mviEqGQn1sUfvY2
Programa Jornadas Europeias 2018
28, 29 e 30 de Setembro
28 de setembro
10:00
Café Central
Local: Provesende [Sabrosa]
Serviço educativo do Museu do douro
Todas as terras têm um (ou mais) Café Central. Neste programa o serviço educativo do museu estará com as pessoas que fazem deste lugar a sua sala de e para estar.
Durante este tempo de apenas estar são recolhidos registos dos acontecimentos em suporte áudio, visual e audiovisual.
15:00 – 16:15
Oficina UMA FOTOGRAFIA UMA HISTÓRIA
Local: Serviço Educativo do Museu do Douro
Oficina para Universidade Sénior de Peso da Régua
A partir de uma fotografia e do ato de contar a vida de uma pessoa, de um objeto, de uma árvore ou de um lugar é-nos permitido perspetivar a singularidade e necessariamente interrogar o tempo de cada um e o tempo histórico.
Este levantamento fará parte da nossa COLEÇÃO BIOS.
16:30 – 18:00
Apresentação do projeto “MEMÓRIAS DO COMÉRCIO TRADICIONAL” com tertúlia.
Local: Sala do Winebar
Apoio ACIR e Câmara Municipal de Sabrosa
29 e 30 de setembro
11:00 e 16:00
Visitas guiadas gratuitas à exposição permanente “Douro – Matéria e Espírito”
(em dois períodos únicos, sujeitos a marcação prévia até dia 28 de setembro às 17h30, nº mínimo: 5 pax nº máx. 40 pax)
28, 29 e 30 de setembro
10:00-12:00 e 16:00-17:00
UMA PESSOA UMA HISTÓRIA/ HISTÓRIAS NA PRIMEIRA
Recolha em vídeo de histórias ou episódios singulares, curiosos, cómicos, insólitos, marcantes da sua vida como habitante do Douro.
[Podem usar máquinas fotográficas, câmaras de telemóvel e enviar as vossas histórias para educativo@museudodouro.pt]
28, 29 e 30 de setembro
10% nas publicações do Museu do Douro
Download Programa Jornadas Europeias 2018
O projeto Vivificar decorreu durante o ano de 2022, envolvendo os concelhos de Lamego, Torre de Moncorvo, Mêda e Alijó.
Um dos objetivos passou pela recolha e divulgação de arquivos visuais, valorizando a produção fotográfica e audiovisual nos mais variados formatos.
Esta recolha, realizada em parceria com as comunidades, culmina em três exposições virtuais, disponíveis na plataforma Google Arts & Culture. A sua apresentação coincide com a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao Património e Mudança.
A recolha foi efetuada junto de casas comerciais de fotografia e de acervos particulares tendo aderido ao projeto colecionadores de três municípios.
As exposições permitem conhecer algum do espólio fotográfico destes colecionadores e ter um olhar sobre a memória destes concelhos.
Clique para conhecer as exposições:
Se não estiver cá Ninguém… Ninguém vem para cá - Alijó — Google Arts & Culture
Se não estiver cá Ninguém… Ninguém vem para cá - Lamego — Google Arts & Culture
Se não estiver cá Ninguém… Ninguém vem para cá - Torre de Moncorvo — Google Arts & Culture
6 - 7 ABRIL 2018 | MUSEU DO DOURO - TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO
O Projeto Douro INclusivo, apresentado pela Fundação Museu do Douro, F.P. à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, considera-se como um projeto integrado que pretende contribuir para a excelência turística no território Douro Património Mundial, promover a inclusão cultural e estimular a criação de um cluster criativo através da realização de ações e programas diversificados.
Este projeto visa a concretização de quatro ações consideradas fundamentais para a promoção turística, preservação do património imaterial, cultural e paisagístico do território Douro-Duero - incluindo o troço internacional do rio Douro -, e cooperação transfronteiriça:
— Divulgação e interpretação do património – Exposição permanente Douro: Matéria e Espírito
— Turismo acessível – Museu INclusivo
— Desenvolvimento e promoção de projetos em rede – Rede de Museus do Douro (MuD)
— Ação cultural e envolvimento da (s) comunidade (s) – Sons do Douro
Das várias ações apresentadas, destacamos o Projeto 897 realizado pelos Sons do Douro, grupo musical de percussão contemporânea que utiliza pipas de vinho como instrumentos musicais para a realização dos seus espetáculos. Com a realização do Projeto 897 foi concretizado um grande desafio, que se iniciou na foz do Douro e terminou nos picos de Urbión. Nesta viagem foi realizado um filme documentário que traduz musicalmente a sonoridade do rio Douro, expresso nas suas paisagens, nas gentes e nos lugares que nos une rio acima.
Levando a musicalidade do imaginário duriense partilhamos a cultura e a história do Douro, desde a foz até à nascente, com paragens no Porto, Lamego, e atravessando a “fronteira” retomamos a nossa viagem em Zamora, Toro, Peñafiel, Fermoselle, San Esteban de Gomaz e Duruelo de la Sierra. Em todos os lugares de passagem o documentário foi construído seguindo um guião sensorial, cénico e musical marcado pela cultura e identidade do lugar, pelo que todas as apresentações musicais foram únicas e representativas do nosso Douro. Numa rua, praça, monumento ou ponte sobre o rio Douro realizamos um espetáculo de 60 minutos, onde partilhamos com as populações e artistas locais momentos únicos da música e cultura duriense. Durante duas semanas, uma equipa de filmagem acompanhou os Sons do Douro nesta viagem, documentando num ambiente cênico autentico as vivências, histórias e identidade dos lugares.
No Encontro de Encerramento do Projeto partilhamos publicamente as ações realizadas, nomeadamente a apresentação do Concerto Sons do Douro 897, o lançamento do Caderno de Viagem 897, e a estreia do Filme Documentário 897 Km de Douro.
PROGRAMA
6 ABRIL | TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO
21:30 Sons do Douro 897 | Concerto
Bilhete: 4 euros
7 ABRIL | MUSEU DO DOURO
11:30 Sessão de Abertura | A identidade cultural do DOURO/DUERO na valorização turística do território
- Fernando Seara | Diretor do Museu do Douro
- D. José Luís Calvo | Consejera de Cultura y Turismo da Junta de Castilla y León
12:00 Sessão I | 897 - Um território dentro de praças
- Alberto Jambrina e Pablo Madrid | Escoela de Folklore de Zamora
- Filipe Marado | Sons do Douro
- Darío Paño Sais | Darío DKS
Almoço
15:00 Sessão II | Festivais de música na criação de dinâmicas culturais e turísticas nos territórios de baixa densidade populacional
- Carlos Seixas | Festival Musicas do Mundo de Sines
- Mário Correia | Centro de Musica Tradicional Sons da Terra
- Carlos Bartilotti | Festival MIMO
16:30 Sessão III | Ante-estreia do filme 897 Km de Douro
- André Macedo | Look Closer
17:00 Visita à Exposição Douro: Matéria & Espírito
Jantar
7 ABRIL | TEATRO RIBEIRO CONCEIÇÃO
21:30 Estreia do filme 897 Km de Douro
PRODUÇÃO:
MUSEU DO DOURO/SONS DO DOURO
APOIOS:
FUNDACÍON REI AFONSO HENRIQUES
TURISMO DE PORTUGAL IP
MANOS GRÁFICA
PORTO RÉCCUA VINHOS, SA
QUINTA DA DEVESA
Museu do Douro e Murça, 17 e 18 de abril de 2018
No dia 18 de abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e o Museu do Douro associa-se à Direção-Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal, para promover a divulgação do tema "Património Cultural: de geração em geração".com a finalidade de impulsionar o diálogo intergeracional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade. Salvaguardar a herança cultural é reforçar laços identitários, fomentar o diálogo entre a tradição e o progresso, assumir os valores da memória como alavancas de futuro, estimular a transferência intergeracional de conhecimentos e reforçar a partilha de informação, sensibilizando os mais novos, aprendendo com os mais velhos, impulsionando a comunicação entre gerações, para conhecer mais, preservar melhor e cimentar a importância da cultura e do património enquanto elementos aglutinadores das comunidades.