24 e 25 setembro 2007, Teatro de Vila Real
O Museu do Douro convidou os diversos museus e outras estruturas de cariz museológico, que operam na Região Demarcada do Douro, a debater e refletir sobre as questões associadas à estrutura museal do Douro.
Além de uma análise da realidade estrutural e da capacidade operacional dos organismos e agentes regionais da área museológica, este foi um momento onde foi apresentado uma proposta para uma Rede de Museus do Douro, procurando ao mesmo tempo formular princípios metodológicos para a articulação regional da atividade museal, levantar projetos e ideias passíveis de cooperação entre as diversas instituições durienses e discutir mecanismos de articulação de informação, nomeadamente, através de uma página web, guia dos museus, entre outros.
Paralelamente à apresentação da realidade regional, participaram ainda especialistas nacionais e estrangeiros que enriqueceram os trabalhos dando diferentes visões da museologia em rede e no território.
David Buckley
Clara Frayão Camacho
Ana José Oliveira
Graça Filipe
23 e 24 outubro 2008, Peso da Régua | São João da Pesqueira
O I Encontro de Museus da Vinha e do Vinho reuniu os diversos museus e outras estruturas de cariz museológico associadas à vitivinicultura em Portugal.
O objetivo principal deste Encontro foi dar a conhecer diferentes realidades museológicas, de gestão pública ou privada, procurando partilhar experiências entre as instituições, bem como apresentar novas perspetivas profissionais e científicas.
Ao mesmo tempo, a participação de uma instituição museológica europeia visou dar a conhecer o trabalho realizado sobre a mesma temática além fronteiras.
Aproveitando este contexto, o Museu do Douro promoveu uma mesa redonda sobre o futuro Núcleo Museológico do Vinho de S. João da Pesqueira, convidando personalidades associadas ao vinho no Douro a apresentarem as suas expectativas sobre este equipamento, que poderá constituir um importante pólo de desenvolvimento regional.
António Nabais
Museu Rural e do Vinho do Cartaxo.
Manuel Francisco da Costa Júnior
Museu do Vinho do Pico
Luísa Romão
Cristina Prata
Câmara Municipal de Palmela
Manuel Azevedo Graça
Liliana Pereira
Câmara Municipal do Porto
21 outubro 2011, Peso da Régua
A forte tradição vinhateira portuguesa gerou interesse em torno da história e da cultura da vinha e do vinho, levando à musealização do património a eles associado. Aproveitando coleções enológicas acumuladas por diferentes gerações, municípios, vitivinicultores e associações de desenvolvimento têm apoiado projetos museológicos em torno desta temática, promovendo deste modo uma importante faceta da sua cultura e divulgando a sua imagem junto do público.
Reconhecendo esta realidade, o Museu do Douro promove o 2º Encontro de Museus do Vinho em Portugal dando continuidade ao seu objetivo de desenvolver parcerias e potenciar a troca de conhecimentos entre os diferentes museus e estruturas museológicas dedicadas à cultura do vinho.
O tema escolhido é a arquitetura, elemento fundamental de um museu. As opções arquitetónicas para as exposições permanentes e temporárias, bem como para os edifícios, construídos de raiz ou readaptados, constituem muitas vezes a própria imagem de marca da estrutura museológica e um ponto de atração para o visitante.
Maria Cristina Gonçalves
Câmara Municipal de Cascais
Carla Stocler
Câmara Municipal de Baião
9 julho de 2012, Peso da Régua
O Museu do Douro promoveu um encontro para os profissionais dos museus e da cultura da região do Douro. O objetivo desta tarde de trabalho foi publicamente o projeto de bases de dados que o Museu tem desenvolvido através de uma plataforma onde se conjugam as áreas da museologia, das bibliotecas e dos arquivos. Esta ferramenta, disponibilizada no site do Museu, pode ser partilhada e enriquecida com o contributo de todos, aproximando assim as instituições que operam num território tão vasto.
24 novembro 2014, Peso da Régua
O Museu do Douro promoveu um encontro entre os responsáveis e técnicos de museus, estruturas de cariz museológico e Municípios da Região Demarcada do Douro, para discutir a necessidade de implementar uma Rede de Museus para o Douro - MUD.
Assumindo um papel ativo no desenvolvimento e valorização do potencial cultural e patrimonial da Região Demarcada do Douro, a implementação da Rede de Museus do Douro visa:
– Criar sinergias e condições de suporte entre as diferentes estruturas culturais a operar no Douro, sejam elas museus, núcleos museológicos ou quintas com coleções visitáveis, que exibem testemunhos do património local, de tutela nacional, municipal ou privada;
– Criar uma imagem cultural integrada da Região Demarcada do Douro, articulada e coerente, e promover deste modo um desenvolvimento sustentável. O propósito é, acima de tudo, quebrar as tradicionais barreiras e o isolamento das instituições de modo a dar mais visibilidade ao trabalho realizado;
– Lançar as bases para uma programação conjunta, estabelecendo domínios e formas de colaboração interinstitucional e a articulação da presença e cooperação em redes exteriores;
– Estabelecer linhas de cooperação nos domínios da conservação preventiva e do restauro de coleções, intercâmbio de exposições temporárias e meios técnicos, e da programação em rede;
– Promover a comunicação e a cooperação com vista à qualificação do tecido museológico regional, através de um programa de formação e capacitação técnica dos recursos humanos, em contexto de trabalho e nas diversas áreas de ação.
O IV encontro de Museus do Douro foi dedicada ao tema “A Rede de Museus do Douro – que estratégia colaborativa?”
O Encontro, realizou-se na sede do Museu do Douro, no dia 31 de novembro e contou com a
presença de dezanove participantes que representavam vinte e quatro dos trinta e dois membros da MuD.
A reunião teve como principal objetivo debater estratégias futuras de colaboração e permitir o
conhecimento mútuo dos membros da MuD. Tendo sido convidado como orador, o coordenador da
ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto, Dr. Rui Simão, que apresentou à MuD estratégias de construção de uma marca | produto turístico e como atrair as
populações locais para um projeto comum que envolve vinte municípios e duzentos parceiros.