Reserve

Projetos


Projetos de certificação em curso castanhetas, violão e cesto vindimo
 

Foi apresentado o projeto de Certificação de Atividades Artesanais, que incluí o CRIVO – Centro de Artes do Saber Fazer do Douro, criado pela Fundação Museu do Douro, F. P.

Apresenta-se como um projeto integrado de valorização do património cultural imaterial, que pretende contribuir para a revitalização das artes e ofícios tradicionais do Douro Património Mundial, para o reconhecimento e valorização do trabalho dos artesãos, garantindo a qualidade e a autenticidade dos seus produtos, e para a promoção da inovação e da sustentabilidade ambiental.

No contexto do projeto apresentado, e nas áreas de atribuição do CRIVO, serão apresentados para certificação no Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais 3 utensílios | instrumentos, cuja salvaguardada e valorização patrimonial exige uma resposta célere de instituições com responsabilidades nestas áreas, de modo a evitar a perda de um património cultural relevante e identitário da região do Douro. Nesse sentido, o Museu do Douro em colaboração com o Município de Santa Marta de Penaguião, o Município de Mesão Frio e o Município de São João da Pesqueira apresentou a certificação dos seguintes utensílios | instrumentos: Violão das tunas rurais do Marão; Castanhetas de Barqueiros e Cesto de vindima do Douro.