A Fundação Museu do Douro F.P. e a Câmara Municipal de Peso da Régua apresentam no próximo dia 28 de agosto, às 17 horas, no Teatrinho de Peso da Régua, a exposição de pintura “Memórias Douro IV”, da autoria do Pintor Joaquim Pedrosa Moreira, que assina as suas obras sob pseudónimo PEDRO SA. Trata-se de uma mostra constituída por 26 obras em óleo sobre MDF inspiradas no trabalho de dois importantes fotógrafos da primeira metade do século XX: Emílio Biel e Domingos Alvão.
A paixão do Pintor pelo Douro foi determinante para a escolha do tema exclusivo da série de Exposições “Memórias Douro” de que esta é a quarta edição. Captou as cores, o pormenor e o geral, o típico, o peculiar, o carácter, o trabalho do povo duriense de uma época, conseguindo combinar realidade com criação para mostrar a simbiose entre um quadro pintado e um documento “etnográfico”.
Sobre esta paixão de uma vida pelo Douro, o Pintor conta-nos que é este amor que impulsiona a criação dos seus quadros e que, a sua exposição no Douro era fundamental pelo seu simbolismo: “Porque as Memórias Douro são memória do mundo”.
Do currículo do Pintor Joaquim Pedrosa Moreira faz parte a sua participação em Exposições Coletivas, nomeadamente no10th ECET Congress na Alfândega do Porto, na Exposição Coletiva C.N.O.D. realizada no Átrio Assembleia da República e no Átrio Ministério das Finanças em Lisboa.
A exposição “Memórias Douro IV” pode ser visitada no Teatrinho de Peso da Régua até ao dia 18 de setembro, de segunda a sábado, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h.
Ver Cartaz
Folha de Sala