Inauguração 8 de abril de 2016
Coordenação Museu do Douro | Serviço Educativo e Serviços de Museologia
Museu do Douro | 15 de abril a 26 de julho de 2016
A exposição aponta caminhos de pesquisa sobre a paisagem que muito importa ao Museu do Douro acolher e acompanhar. O visitante pode encontrar hipóteses de mapeamento de uma pesquisa, no âmbito da arquitetura paisagista e redescobrir (ou ganhar consciência) de mais modos de viver e estar nesta paisagem tão particular, património da humanidade desde 2001.
Segundo Bruno Latour a linguagem falada (incluindo a da ciência) não descreve o mundo mas é a linguagem e a realidade que cria mundos. A caminhada é aqui uma possibilidade estética de viver as paisagens e constituiu-se como método de pesquisa. Várias pessoas de diferentes sexos, profissões e idades percorreram os percursos no vale do rio Corgo definidos pela autora e construíram com a cadência dos seus passos, respirações, reações e ideias, mais pontos de vista que acrescentam camadas, para além da visão, para interpelar as paisagens que, aqui, importam, neste museu do território. Conhecer mais para melhor proteger e pensar.
Esta exposição integra o projeto anual Ficção =>Matéria 2015 e 2016 do programa de educação "eu sou paisagem" e realizou-se no âmbito da parceria Museu do Douro com a UTAD – Curso de Mestrado de Arquitetura Paisagista.